O autismo não é uma doença, é um transtorno do neurodesenvolvimento. O autismo vem de alterações genéticas que produzem modificações no cérebro. São essas modificações que produzem o autismo, que é uma coisa só: ausência, ou déficit, de instinto social. Ou seja, as pessoas autistas nascem sem instinto social. Isso é o autismo delas.
Instinto social
Para entender o alcance desse déficit, o melhor é ver como é que o instinto social funciona nas pessoas típicas. As pessoas típicas nascem com instinto social. Elas chegam neste mundo e já estão com o instinto social a mil. Elas nascem e já vão registrando tudo: cheirando, apalpando, degustando, ouvindo e, principalmente, olhando tudo.
É olhando que os bebês recém-nascidos reconhecem o rosto da mãe, depois o rosto de outras pessoas, reconhecem emoções, pensamentos e intenções das outras pessoas; é olhando que aprendem a falar, e muito mais. Inclusive, aprendem que eles próprios têm uma identidade.
As pessoas típicas captam as pistas sociais emitidas pelas outras pessoas.
Nas pessoas com autismo, isso não está ali. É zero. Elas não se dão conta das outras pessoas.
Entendendo a ausência do instinto social na prática
Agora vamos compartilhar a história de Thomas. Ele nasceu e vive na Bélgica, filho de Hilde De Clercq. Hilde é uma das professoras da equipe pedagógica da Pandorga Formação em Autismo. Thomas nasceu, descobriu o seio da mãe dele e mamou.
Pouco tempo depois, começou a ter dificuldade para mamar e, por fim, parou completamente. Ele foi definhando e chegou a ser hospitalizado.
Em dado momento, Hilde teve um lampejo: colocou a mesma camisola, o mesmo laço no cabelo, os mesmos brincos e o mesmo perfume como da primeira vez em que o Thomas foi amamentado. Como ela tinha imaginado, ele voltou a mamar normalmente.
Quando nasceu, Thomas já era autista e não tinha instinto social. Quando foi amamentado, Thomas não percebeu que ali havia uma pessoa lhe dando alimento. Ele só percebeu que havia um conjunto de quatro objetos. E para voltar a se alimentar, era preciso que esse conjunto de objetos estivesse restabelecido. Como da primeira vez.
Assim é nascer sem instinto social. E este é o autismo da pessoa.
Nascer sem instinto social é a característica que todas as pessoas autistas têm, e é a característica que só elas têm. Portanto, isso é o autismo em si, a essência do autismo, o autismo em estado puro: nascer sem instinto social. Não se dar conta das outras pessoas instintivamente.
Para resumir:
O autismo vem de alterações genéticas que produzem modificações no cérebro.
Autismo é nascer sem instinto social, é não se dar conta das outras pessoas por instinto.
Nascer sem instinto social tem um tremendo impacto sobre a vida das pessoas. E isso nós vamos começar a descobrir a partir do próximo artigo. Até lá!
Comments