top of page

CURSOS 100% ONLINE | 20H CADA

Série RitaJordan

AUTISMO E EDUCAÇÃO

 I

connection.png

As necessidades no TEA
e o papel da educação

Compreensão das necessidades específicas das pessoas com autismo e como devem determinar todo o processo educativo; as profundas consequências do deficit de instinto social; a relação entre o autismo e possíveis comorbidades.

 II

teamwork.png

Prover apoio a áreas básicas de dificuldade e diferença

Foco em áreas mais propensas a problemas no autismo; compreensão do conceito de currículo terapêutico e importância de sua utilização; relação entre desenvolvimento social, emocional e cognitivo das pessoas com autismo e o acolhimento; autonomia e melhora na qualidade de vida 

 III

networking.png

Práticas e abordagens
no autismo

Se debruça sobre aspectos relacionados à escolha de abordagens para trabalhar com pessoas com autismo e sobre como essas escolhas se refletem na prática.

 IV

care.png

Promover o bem-estar
ao longo da vida

Aborda o bem-estar das pessoas com autismo como aspecto da vida pelo qual se deve trabalhar consciente e engajadamente, valorizando experiências positivas e uma existência significativa.  

artificial-intelligence.png

 I  

O modo de pensar das pessoas com autismo

Como pensam as pessoas com autismo? Como isso influencia o cotidiano delas? Estas duas perguntas formam o eixo deste curso, que oferece uma visão prática sobre essas questões, ao mesmo tempo em que questiona a nossa forma de perceber o comportamento das pessoas com autismo.

Série Hilde De Clercq

AUTISMO A PARTIR DE DENTRO: UM GUIA PRÁTICO

comunicacoes.png

 II   

A comunicação receptiva no autismo

Como comunicar o que queremos à pessoa com autismo de modo que ela compreenda? Com exemplos práticos, a professora apresenta recursos da comunicação aumentativa, ou apoio visual, que permitem dar respostas visuais às perguntas: “o quê?”, “onde?”, “quando?”, “como?”, “por quê?”, “quanto tempo?”

marketing-de-conteudo.png

 III 

A comunicação expressiva no autismo

O curso aborda a linguagem e a comunicação, mostrando diferenças entre o desenvolvimento típico (não autista) e o desenvolvimento no autismo. Também apresenta as dimensões da comunicação nessas duas realidades, em especial as formas e as funções, e traz muitas indicações úteis para a prática nesta área

SÉRIE (38).png

 IV 

As experiências sensoriais das pessoas com autismo

O curso traz a importância das especificidades sensoriais das pessoas com autismo, descrições teóricas e exemplos práticos dessas especificidades, como a percepção gestáltica, fragmentada, distorcida e atrasada, alexitimia, agnosia sensorial, entre outras. Explica a hipersensibilidade, hipossensibilidade, flutuações e consequências na vida de autistas

SÉRIE (42).png

 V 

Autismo e preparação para a vida adulta
 

O curso aborda aspectos da vida adulta e habilidades importantes para a vivência desta fase no autismo. Além disso, engloba temas como: o desenvolvimento e fases do jogo, o papel da imaginação na interação social e no tempo livre, o jogo social no autismo, habilidades e comportamentos de trabalho, bem como elucida questões como relacionamentos e a sexualidade no autismo.

CURSO NOVO

SÉRIE (66).png

Autismo em mulheres

O curso aborda questões relativas ao TEA em meninas: a dualidade de dificuldades no TEA a partir do DSM-5, bem como problemas causados por comorbidades, autismo na infância e indicadores precoces, características importantes para o diagnóstico, relações sociais na infância, adolescência e ambiente escolar, TEA em mulheres adultas, relações de amizade e interações sociais. Além de diferenciar aspectos importantes como identidade de gênero e sexualidade; relações afetivas e sexuais; saúde e bem-estar; desafios e possibilidades no âmbito do trabalho e autismo na terceira idade. 

CURSO NOVO

healthcare (3).png

Autismo para profissionais de enfermagem e outros agentes da saúde

O curso aborda temáticas como a neurobiologia do autismo, autismo e comorbidades, fatos sobre o autismo, laudos e diagnóstico, níveis e tipos de autismo, como reconhecer uma criança com TEA, comportamentos inadequados e ou agressivos, como agir nessas situações, adaptações importantes para o atendimento de pessoas com TEA no consultório ou ambulatório e na ambulância, e mais

doctor.png

Autismo para médicos e outros profissionais da saúde

O curso aborda a construção do diagnóstico, sinais e sintomas do autismo, aspectos importantes no momento da apresentação do diagnóstico aos pais, comorbidades mais comuns no autismo, fatores de risco, ansiedade, depressão, psicose e esquizofrenia, tratamento medicamentoso individualizado,  posologia e efeitos adversos dos medicamentos, e mais.

social-care.png

Autismo para assistentes sociais e outros profissionais da área

O curso aborda as dimensões sociais e como o autismo afeta a vida da pessoa. Explica a importância do olhar positivo para valorizar experiências no autismo, ações práticas para preparar a pessoa autista para a vida adulta, mercado de trabalho, inclusão e acessibilidade para pessoas autistas, além de traçar um paralelo entre leis X realidade.

intellectual.png

Introdução ao transtorno do espectro do autismo (TEA)

Conhecimentos básicos sobre o autismo, indispensáveis para uma intervenção adequada; fundamentos históricos e socioculturais do transtorno; diagnóstico e tratamento; temas cruciais da inclusão e da educação de pessoas com autismo

mental-health.png

O mundo sensorial do autismo

Aspectos básicos do autismo e introdução à noção de percepção sensorial.  O participante aprenderá formas de atuar levando em consideração os diferentes estilos sensoriais.

human-rights.png

Os direitos da pessoa com deficiência

Estrutura do sistema de proteção judicial e extrajudicial dos direitos da pessoa com transtorno de espectro do autismo (leis e instituições); abismo entre a legislação e a realidade; caminhos possíveis na busca pela concretização dos direitos e a importância da sensibilidade para a questão legal

classroom.png

O estudante autista na escola

Realidade de estudantes autistas no âmbito escolar. Contextualização do cenário sob a perspectiva da inclusão, recortes da legislação como base que ampara os direitos do público autista na escola. ações pautadas em práticas baseadas em evidência e o reconhecimento de dificuldades nas áreas de Cognição social/Teoria da mente e funções executivas.  

head.png

Autismo e adequação curricular

Importância da adequação curricular como instrumento pedagógico para oferecer condições necessárias à aprendizagem do estudante com autismo. O participante aprenderá a elaborar adequações curriculares para estudantes com autismo.

baby-abc-cubes.png

Alfabetização de crianças com autismo

Avaliação das etapas do processo de desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA); planejamento de atividades pedagógicas de alfabetização que estejam de acordo com o nível em que a criança se encontra.

bottom of page